Atualizações

PROJETO SAMAMBAIA - RESTAURAÇÃO EM MADEIRA




Resumo:


O Projeto Samambaia - restauração em madeira, foi desenvolvido no ano de 1999, pela Sociedade dos Moradores e Proprietários do Jardim Samambaia em conjunto com a equipe de trabalho do IGC.


A proposta do projeto resumiu-se a qualificação profissional de jovens para a prática da marcenaria e da restauração em madeira, concomitantemente à busca pelo favorecimento de sua autonomia e de seu desenvolvimento pleno, visando o exercício da solidariedade e cidadania.



Objetivos:


Foram Objetivos Gerais do Projeto:


(1) desenvolver capacidades básicas de comunicação, organização e sociabilidade a fim de fortalecer a auto-estima, a identidade social, a consciência de direitos e deveres de cidadania nas relações entre os homens e destes com o meio-ambiente; (2) despertar interesse pelo conhecimento e pela permanência ou retorno aos bancos escolares; (3) estimular ações criativas e solidárias que permitam identificar e responder adequadamente a brechas no mercado de trabalho.


Constituiu Objetivo Específico do Curso:


Capacitar jovens para o exercício remunerado da marcenária tradicional e da restauração em madeira, possibilitando-lhes subsistência e progresso econômico.


Beneficiário(s):


Foram atendidos pelo projeto 30 jovens de ambos os sexos, entre 16 e 21 anos, residentes em Mairiporã e em São Paulo, matriculados ou não em escolas formais, oriundos de famílias com escassos recursos financeiros.



Descrição do Projeto:


O curso de qualificação profissional teve carga horária de 620 horas no total e sua estrutura esteve dividida em três diferentes módulos inter-relacionados, contemplando respectivamente os conteúdos: Módulo Básico (MB - 180 horas) - (1) Leitura e compreensão de textos, (2) Cálculo matemático, (3) Desenvolvimento sustentável, (4) capoeira regional; Módulo Específico (ME - 320 horas) - (1) Fundamentos teóricos para a prática da marcenaria, (2) aulas práticas em oficina de marcenaria e restauração em madeira, (3) excursões para parques e museus e; Vivência Prática (VP - 120 horas) - experiência prática dos fundamentos aprendidos, pratica profissional supervisionada de restauração em madeira e marcenaria.


Elegendo como eixo temático do curso a problemática da sustentabilidade do meio ambiente e a prática da marcenaria, cada disciplina buscou intersecções com as demais. Com o conjunto das atividades buscamos desenvolver capacidades e habilidades não só dirigidas à àrea de capacitação eleita, bem como ao desenvolvimento amplo do jovens enquanto pessoas e cidadãos, tais como: reflexão, consciência a respeito dos deveres e direitos de cidadão, elevação da auto-estima, melhora da auto-imagem, gosto pela atividade educacional, habilidade básica para lidar com textos, habilidade para fazer e restaurar objetos de madeira.


As atividades educacionais envolveram a realização de aulas expositivas, aulas teóricas, aulas práticas de marcenaria, oficinas e trabalhos em grupos operativos; exercícios semanais de dinâmica de grupo; entre outras.






Coordenação:


Eduardo Ribeiro Frias - Psicólogo

Equipe de Trabalho:


Ronilda Ribeiro


Doutora em Psicologia e em Antropologia pela USP


Supervisão Geral

Yatio V. Takamizawa


Graduação em Filosofia, Ciências e Letras - Português e Francês


Professora de Preservação Ambiental


Reinaldo Inácio de Lima


Graduado em Filosofia e História


Professor de Gestão e Ética no Trabalho; Cálculo Matemático


Rodrigo Ribeiro Frias


Graduação (último ano de Faculdade) em Letras / USP


Professor de Língua Portuguesa, Leitura e Interpretação de Textos

Paulo Alexandre Cávoli


Técnico em Marcenaria e Serralheria


Instrutor de Marcenaria, Restauração em Madeira

Edgar Rafael Natividade


Ensino Fundamental; experiência em trabalhos comunitários


Ativista de Rede

Roberto Carlos dos Santos


Graduação (incompleta) em Psicologia/Mestre de Capoeira Regional


Instrutor de Capoeira



Parceiros:


A Sociedade dos Moradores e Proprietários do Jardim Samambaia, em Mairiporã, fundada em 1986 e presidida pelo Sr. Alfredo Vieira das Neves, ofereceu abrigo institucional para o Projeto Samambaia, permitindo sua realização pela equipe de trabalho do IGC.


Outras parcerias imprescindiveis foram estabelecidas para a realização do projeto, com a E.E. Francisco Voccio e com O Velhão - Antigüidades. A E.E. Francisco Voccio, na Pedra Branca, dirigida pelo Prof. Antonio Carlos Torres, ofereceu dependências físicas e apoio solidário para a realização das aulas teóricas; O Velhão, dirigido pelo Sr. Moacir Archanjo dos Santos, ofereceu infra-estrutura e apoio para a prática de marcenaria e de restauração em madeira, oferencendo instalações físicas, equipamentos e instrutores.






Sistemática de acompanhamento:


O sistema de acompanhamento do projeto utilizou de provas de conhecimentos específicos, reuniões periódicas da equipe de trabalho, avaliação participativa com o grupo de alunos, provas práticas e prática supervisionada na área de formação.






Agente Financiador:


Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária - AAPCS



Resultados:


O Projeto Samambaia permitiu a qualificação profissional de 26 jovens dos quais 10 foram imediatamente empregados pelo O Velhão - Antiguidades, na ocasião do encerramento do curso. Todos os alunos atendidos que possuiam histórico de atrasos escolares e evasão retornaram aos bancos escolares, tendo no mínimo, concluído o ensino fundamental.