Projetos em Desenvolvimento




MONITORIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO A COMUNIDADES DE ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA


Resumo:

Dando seguimento as atividades do Projeto Cuca - 2006, em realização durante o ano de 2007, este projeto tem por proposta o atendimento de jovens estudantes das escolas públicas e particulares de São Paulo e outros municípios, com idades variadas e em diferentes etapas do processo de educação formal, em programa de turismo receptivo e educação ambiental, visando complementar sua educação escolar, através da introdução da temática do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social de preservação dos recursos naturais de nossa localidade e de nosso país.

É parte importante dessa proposta, favorecer a constituição de redes de implantação de projetos de intervenção sócio-ambientais junto às comunidades de entorno do PEC, através do desenvolvimento de programas de educação ambiental e atividades de auto-gestão junto às entidades civis, aos líderes comunitários, representantes governamentais e moradores das comunidades locais, tendo por objetivo central a preservação do parque, de seus limites geográficos e de seus recursos naturais.



Objetivos:

(1) atender crianças e jovens do ensino formal em programa de turismo receptivo e monitoria ambiental em Unidade de Conservação, com interpretação de trilhas e educação ambiental, nos Núcleos Pedra Grande, do Engordador e do Pau Furado (em menor escala); (2) implementar a recepção de visitantes do PEC, com orientação sobre o parque e suas trilhas; (3) envolver organizações civis do entorno da Unidade de Conservação com a temática do desenvolvimento sustentável e com a proteção das áreas e recursos da unidade; (4) favorecer o desenvolvimento da consciência de responsabilidade social e ambiental nas comunidades de entorno.



Beneficiário(s):

Classificamos os beneficiários do projeto em dois grupos distintos: beneficiários diretos e indiretos. Os beneficiários diretos constituem os indivíduos atendidos pelo projeto, incluindo os professores e alunos dos grupos escolares, moradores e representantes institucionais do entorno envolvidos nas atividades, bem como os visitantes do PEC. Foram considerados beneficiários indiretos os remanescentes da fauna e da flora e os demais recursos naturais, que venham a ser protegidos e utilizados de modo racional e sustentável pelo conjunto de pessoas sensibilizadas. Os beneficiários indiretos não podem ser contabilizados.



Descrição do Projeto:

O desenvolvimento integral das atividades de atendimento de grupos escolares tem seu início no processo de divulgação, convite e agendamento. Após o agendamento, que permite a recepção de 8 grupos escolares por semana (de terça à sexta, 4 no período matutino - entre 8,00 e 12,30 horas e 4 no período vespertino - entre 13,30 e 17,00 horas), foram realizadas pelos monitores ambientais as atividades de recepção, condução em trilhas, interpretação ambiental, sensibilização e educação ambiental das crianças e jovens estudantes.

As atividades desenvolvidas junto aos grupos escolares, são variadas e apropriadas às diferentes faixas etárias, conforme os grupos, abrangendo apresentação do PEC, condução do grupo em trilhas monitoradas, apresentação de documentários sobre meio ambiente, dinâmicas de grupo e técnicas de sensibilização, passeios de estudo do meio, confecção de desenhos e cartazes, debates, apresentação de slides e atividades de recreação.

E, diversas atividades e programas de educação ambiental junto às comunidades de entorno são realizadas pela coordenação em campo e a equipe de monitores ambientais em feriados e datas especiais, de modo a constituir uma linha de ação educacional e de intervenção para a agregação dos ativistas de rede, líderes comunitários, associações da sociedade civil, órgãos representantes do poder público e outras pessoas jurídicas presentes no entorno do PEC, visando propor, incentivar e acompanhar ações em benefício do meio ambiente, bem como, contribuir com a preservação da área do parque e seus recursos naturais, através do engajamento dos cidadãos com a preservação ambiental e com a proteção da unidade em seu todo.

As reuniões de acompanhamento, avaliação e qualificação continuada da equipe ocorrem às segundas feiras - dia de manutenção do PEC, tendo a duração de cinco horas, onde problemas e soluções foram abordados pela equipe de campo conforme ocorriam, juntamente com o planejamento estratégico de atividades educacionais e campanhas.



Coordenação:

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA

Eduardo Ribeiro Frias - Psicólogo Organizacional, Educacional e Clínico; Pesquisador.



COORDENAÇÃO TÉCNICA

Roberta Travaglini Gonçalves - Bióloga, Gestora de Unidades de Conservação



Equipe de Trabalho:

MONITORES E EDUCADORES AMBIENTAIS:

Carlos Eduardo Peixoto - Monitor Ambiental

Carlos Laércio Pasquim - Educador Ambiental

César Juliano dos Santos Alves - Monitor Ambiental

Gustavo Gomes da Silva - Monitor Ambiental

Leia Teixeira de Barros - Monitora Ambiental

Natali Gomes de Oliveira - Monitora Ambiental

Tatiane da Costa Santos - Monitora Ambiental

Sérgio Piccirillo - Monitor Ambiental

Wanda Lúcia Lopes Costa - Monitora Ambiental



APOIO:

Fernando Déscio - Diretor do PEC e Aparecida Pereira - Coordenação de Uso Público

Márcia de Oliveira Leite e Elisangela de Oliveira Moino - Suporte Técnico

Sandra Bianchini da Silva Braga - Suporte Administrativo

Antonio Cassalho - Manutenção de Trilhas e Cercas do PEC

Guardas Parque e Funcionários do PEC - Acolhimento e Atuação Integrada



Parceiros:

O Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande vem participando do projeto desde o final de 2005 ao momento presente, fornecendo instalações físicas: banheiros, sala de recursos audiovisuais, quiosque para atividades em grupo, áreas ao ar livre e estrutura de trilhas. O PEC oferece também contrapartidas em RH relacionadas a serviços de segurança, de manutenção de trilhas, de secretariado e de coordenação de uso público, tendo seu desenvolvimento apoiado na pessoa de Fernando Déscio, diretor da Unidade de Conservação.

Conforme a proposta de mobilização e agregação de representantes das comunidades de entorno, diversas organizações mantém parceria com o projeto, constituindo uma rede local de ação sócio-ambiental composta pelos parceiros: Transmissão Paulista - CTEEP, O Velhão, As Tur Transportes, Frutaria Frade, Polícia Ambiental, Defesa Civil, SABESP, Jornal da Cantareira, Centro de Zoonoses, Grupo de Estudos de Aracnídeos da Universidade de Guarulhos, Clínica Protecor, Laboratório Merck Sharp, Escola de Cabeleireiros Destaque, Subprefeituras da Casa Verde e da Brasilândia, CET, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana, Instituto Sou da Paz, Programa de Saúde da Família da Brasilândia, Reserva da Biosfera, OAB - Comissão da Mulher Advogada, Balões Bagdad, JL Arco Íris, Play Pula, Atacadoces, Jovipel Embalagens, CEU Paz e outras associações civis do entorno.



Sistemática de acompanhamento:

Dentre os instrumentos utilizados no registro e avaliação das atividades realizadas em campo e seus resultados, podemos citar:

>Registro do número geral de pessoas atendidas por mês, semestre, ano;

>Avaliação periódica do atendimento por amostragem de visitantes;

>Avaliação do atendimento por representantes das instituições educacionais;

>Avaliação do atendimento por representantes das instituições de entorno;

>Avaliação semestral pelos responsáveis pela Unidade de Conservação;

> Avaliação semestral do projeto pelos membros da equipe de trabalho.



Agentes Financiadores:

Luminar Montagens Elétricas Ltda (Primeiro Semestre de 2007)

Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - Transmissão Paulista - CTEEP



Resultados Esperados:

Considerando os instrumentos de avaliação, os registros de grupos escolares atendidos, de atividades desenvolvidas junto as comunidades de entorno, bem como o registro do número de visitantes recepcionados no parque e, relacionando essas informações aos objetivos e as metas propostos, podemos dizer de modo sucinto que o Projeto Cuca tem como resultados esperados:

Atingir o número de 90.000 visitantes recepcionados por semestre;

Atingir o Número de de 10.000 estudantes atendidos por semestre;

Atingir o número total de 180.000 visitantes no ano;

Atingir o número de 20.000 estudantes atendidos no ano;

Atingir o número de 5.000 representantes da comunidades de entorno atendidos, mobilizados e/ou agregados à rede para defesa do parque.